O meu tipo de bolo de chocolate

Uma receita de bolo de chocolate mais equilibrada

Gosto pouco de chamar “saudável” a comida ou receitas, embora reconheça que venderia muito mais se chamasse a isto um “bolo de chocolate saudável”. Sou da opinião de que saudável deve ser a nossa relação com a comida e nisso cabem todos os alimentos do espectro, desde que saibamos equilibrar ao longo da semana com tudo o que nos faz sentir bem e preservar a nossa saúde. Talvez por isso prefira o termo “equilibrado”. E este bolo é isso mesmo. A batata doce confere-lhe uma textura cremosa e o xarope de ácer o doce suficiente para considerar isto uma sobremesa, sem o enjôo excessivo do açúcar posto à bruta nos doces. Adoro fazer doces mas, na maior parte das vezes, são os salgados que me conquistam, e por isso este bolo é perfeito para mim: doce, mas não demasiado, cremoso e suave.

Para quem me conhece, já me ouviu dizer várias vezes que não gosto de chocolate. Antes que te engasgues com o café que estás a beber, deixa-me explicar a razão de ser daquela que parece uma das afirmações mais controversas da minha existência na cozinha. A minha mãe conta que quando eu era pequena tive um pequeno incidente de comer uma caixa inteira de After Eight numa tarde e que desde então nunca mais pedi rebuçados, bonbons nem chocolates. De forma geral, se nunca comer chocolate, também não o desejo. Por isso, para mim, gostar deste bolo é em si um milagre e razão pela qual quero partilhar esta receita.

Para mim também é um bónus saber que a nossa filha pode comer este bolo e estar confiante de que não vou ter que lidar com o sugar crash que costuma vir a seguir à ingestão de açúcar.

Uma receita de bolo de chocolate para fazer em minutos

Não há outra maneira de dizer isto: é quase à prova de erro. Juntas os ovos com o xarope, a batata doce cozida ou assada, o azeite e a baunilha e trituras com varinha mágica, liquidificador ou outro robot de cozinha que tenhas até obteres um creme liso. Depois envolves os ingredientes secos e misturas apenas até não teres farinha seca. Para quem costuma fazer bolos que ficam “betumados”, este passo é fundamental: se mexeres demais a farinha, vai desenvolver o glúten e fazer com que o bolo fique pesado. Cozinha numa forma untada ou forrada a papel vegetal, em forno pré-aquecido a 180 ºC, entre 20 a 30 minutos dependendo da forma e forno que tenhas. Quanto mais funda for a forma, e mais alto ficar o bolo, mais tempo vai precisar no forno. O bolo está pronto quando, ao espetar um palito no bolo, ele sai seco e sem massa crua.

Substituições possíveis e variações

Adoro receitas infinitamente versáteis porque as nossas cozinhas não são ambientes de laboratório nem cozinhas industriais e por vezes os ingredientes acabam. Eis as substituições que testei e sei que funcionam:

• Podes substituir o xarope de ácer por xarope de agave, mel ou por tâmaras. Se usares as tâmaras, retira-lhes o caroço e deixa-as em água a ferver durante 5 minutos antes de as juntares à mistura de ovos para triturar;
• A batata doce pode ser cozida ou assada no forno (sem temperos) e se não tiveres podes sempre usar banana esmagada (embora altere o sabor do bolo, funciona na mesma);

• Podes usar óleo vegetal em vez do azeite;

• Se não tiveres farinha com fermento podes usar farinha de trigo sem fermento e adicioná-lo em separado, nas proporções indicadas na embalagem (normalmente cerca de 4g por cada 100g de farinha);

• É possível substituir as nozes pecan por amêndoa palitada, picada ou cortada grosseiramente, por nozes, pepitas de chocolate ou chocolate cortado em pedaços mais pequenos. Se tudo o resto te falhar, podes sempre omitir e usufruir do bolo na mesma;

• Se estiveres a fazer bolo para muita gente podes sempre duplicar ou triplicar a receita e ajustar o tamanho da forma. Nesse caso, o bolo poderá precisar também de mais tempo no forno;

• Se quiseres melhorar ainda mais a experiência, este bolo é delicioso com uma colherada de iogurte grego e um fio de xarope de ácer ou com uma bola de gelado de baunilha a acompanhar.

Vamos lá então?

Receita de bolo de chocolate

Ingredientes

  • 1 chávena de batata doce cozida ou assada;

  • 1 chávena de farinha de trigo com fermento;

  • 1/2 chávena de cacau peneirado;

  • 1/4 de colher de sobremesa de sal;

  • 1/4 colher sobremesa de bicarbonato de sódio;

  • 3 ovos;

  • 1 colher de sobremesa de extracto de baunilha;

  • 1/2 chávena de azeite;

  • 1/2 chávena de xarope de ácer, agave ou 12 a 15 tâmaras sem caroço;

  • 1/2 chávena de nozes pecan.

Método

Num recipiente coloca os ovos, o azeite, o xarope de ácer, a batata doce cozida e a baunilha e tritura com a varinha mágica até obter uma emulsão lisa. Noutro recipiente junta a farinha, o sal, o bicarbonato e o cacau peneirado e envolve apenas até não haver farinha seca. Junta os ingredientes líquidos com os sólidos e envolve apenas até não teres mais bolsas de farinha seca. Cozinha numa forma untada ou forrada a papel vegetal, em forno pré aquecido, a 180ºc durante 20 a 30 minutos. A partir dos 20 minutos vai verificando em incrementos de 5 minutos para não deixar o bolo secar. O bolo está pronto quando, ao espetar um palito no bolo, ele sai seco e sem massa crua. Deixa-o arrefecer numa grelha durante cinco minutos de depois desenforma-o.
Reserva-o num recipiente hermético à temperatura ambiente e consome nos dois dias seguintes. Podes sempre congelar até dois meses e descongelar à temperatura ambiente para consumo nas 24 horas seguintes.

Se fizeres o bolo e partilhares nas redes sociais, faz-me tag para que possa ver!

Bom apetite e até já!