Olá, eu sou a Marina.

Educadora, podcaster, defensora de boa comida e da necessidade de comunidade.
Eterna apaixonada pela cozinha do mundo, aprendo para poder partilhar tudo o que sei.
Bem-vindo à minha casa, à minha cozinha e ao meu cérebro de nerd.

 

Lembro-me de ser pequena e de a minha mãe dizer que podia faltar tudo em casa, menos comida na mesa. Das memórias mais antigas que tenho de criança, quase todas estão relacionadas com comida (e sei que não sou a única). Desde o cheiro da cevada misturada com os bolinhos acabados de fazer, ao frango no forno de lenha, o amassar de folares e os peixinhos da horta da minha avó, todos me põem um sorriso no rosto.

Nem sempre consegui articular o meu amor pela cozinha de forma eloquente. Na verdade, há alguns anos atrás estava perdida e sem saber o que fazer depois de tirar um curso em Educação. Estávamos em 2008, em plena recessão e sem ofertas de trabalho à vista. Fiz um mestrado em Educação, trabalhei numa cozinha durante algum tempo (até começar a enjoar a minha própria cozinha e desistir) e até fantasiei com criar um blog de receitas mas auto convenci-me que não havia lugar para mim. O sonho ficou a marinar.

Durante 9 anos decidi que, enquanto não conseguisse idealizar e tornar concreto o que queria fazer com a paixão da cozinha, ia ajudar o meu Pedro a concretizar o seu sonho e juntos criámos a Fotografamos. Só quando a nossa filha nasceu, ainda na maternidade do hospital, é que tive uma epifania: o que eu mais gostava era de falar sobre comida e partilhar com as outras pessoas tudo o que sei sobre comida.

 

O meu lugar na cozinha

Sei que para muitas mulheres passar tempo na cozinha é ceder ao patriarcado. Para mim, é uma paixão e um acto de ativismo. É através da cozinha que posso cuidar do meu corpo e da minha saúde, cuidar da minha família, criar oportunidades de convívio à volta da mesa, ajudar a transformar a maneira como encaramos a origem dos alimentos, incitar à redução do desperdício alimentar e criar sistemas para que mais famílias possam ter segurança alimentar diariamente.

Considero o tempo que passo na cozinha absolutamente fundamental para o meu bem-estar e a estabilidade da minha família. E sei também que mais pessoas procuram o mesmo, mas não sabem por onde começar. Ou porque ninguém lhes ensinou ou porque vêem as suas dinâmicas familiares alteradas e precisam de mudar.

 
 

Sonho um dia conseguir tornar o Marinar num
local feliz e seguro para que mulheres que são apaixonadas pela cozinha possam trabalhar e
receber apoio, sem se sentirem empurradas para escolher entre a carreira ou o seu projecto familiar.

Jono lamington.jpg
 

Todos temos uma história e essa história é importante.

Todos temos momentos de viragem, em que nunca mais voltamos a ser os mesmos, em que os nossos valores se apuram, fruto das dificuldades que passamos. Se, neste momento, estás a passar por dificuldades, deixa-me segurar a lanterna e garantir-te que há caminho para a frente.

 
 

Missão

O Marinar começou como muitas outras coisas, com uma ideia simples. De juntar a minha paixão pela cozinha com a vontade de ensinar. De ajudar famílias a pôr comida caseira e nutritiva na mesa, diariamente, independentemente do tempo e orçamento disponível.

VALORES

Apoio à comunidade - Ensinar e fomentar a entre-ajuda e a partilha em comunidade para criar um futuro melhor através da alimentação;

Compromisso com o planeta - Ensinar a comunidade a comprar de forma mais consciente, apoiando os produtores locais que produzem alimentos sem pesticidas e que respeitem os ciclos da natureza;

Democratização da alimentação equilibrada - Facilitar a democratização da alimentação saudável, equilibrada e segura, elaborando refeições com ingredientes de baixo custo e alta qualidade;

Respeito pela diversidade - Celebrar as características individuais e culturais, bem como condições particulares de cada família, encontrando sistemas que lhes permitam ter na mesa as suas refeições favoritas, todos os dias;

Adaptação às necessidades familiares - Desenvolver sistemas e ferramentas que funcionem na rotina de cada família, permitindo a longevidade e sustentabilidade das rotinas implementadas;

Redução do desperdício alimentar - Capacitar as pessoas a tomar decisões orientadas para a redução do desperdício alimentar, através do planeamento de refeições e valorização das sobras alimentares;

Suporte na cozinha - Facilitar uma relação pacífica com a cozinha.

FILOSOFIA

#1 - Comida é magia.

Acredito profundamente que a nossa alimentação é muito mais do que mero combustível. Que a comida tem algo de mágico. Tem o poder de nos lembrar de casa, de nos confortar depois de um dia frio, de trazer memórias da família e dos nossos entes queridos com apenas o aroma de uma simples sopa.

#2 - É possível fazer uma alimentação equilibrada, mesmo quando temos pouco tempo e/ou pouco dinheiro;

A maior parte das pessoas comenta comigo que é difícil fazer uma alimentação cuidada quando têm pouco tempo ou pouco dinheiro mas acredito verdadeiramente que há ferramentas que estão ao alcance de todos e que podem ajudar a derrubar estas barreiras.

#3 - Reduzir o nosso desperdício é fundamental para poupar a natureza;

Acredito que a agricultura é uma parte fundamental do nosso desenvolvimento enquanto seres humanos. Começa com práticas de produção saudáveis e sustentáveis e termina com a forma como o consumidor utiliza os bens produzidos e como fecha os ciclos.#4 - Partilhar conhecimento é crescer em conjunto;

Há algo incrivelmente poderoso no acto de sabermos cozinhar, de termos nas nossas mãos o conhecimento necessário para darmos ao nosso corpo tudo o que precisa para funcionar bem. A maior parte do conhecimento que precisamos é transmitido em ambiente informal como a cozinha da nossa avó ou de um amigo próximo.

#5 - Aprender a comer bem é uma das maiores alegrias da vida.

Quantos de nós tiveram oportunidade de aprender que muita comida é diferente de boa comida? Comer bem não significa comer caro. Para mim significa comer produtos da época, locais e de boa origem. O simples prazer de comer uma maçã sumarenta e doce, um tomate colhido na época que sabe realmente a tomate, o cheiro de um pão de fermento natural e feito com farinha moída em mó de pedra.

#6 - A cozinha é o compartimento mais especial da casa.

Acredito que a cozinha tem um potencial enorme para ser um sítio onde exercemos a nossa criatividade e até uma prática de meditação. Onde experimentamos misturar ingredientes e especiarias, sem a pressão da performance do dia-a-dia. Onde nos reconectamos com o nosso corpo ao sentir a textura dos feijões secos na taça, ao apertar a massa do pão contra a bancada, ao sentir o calor do pão acabado de sair do forno. Onde podemos, nos dias em que temos tempo, trazer as nossas crianças a fazer experiências científicas (fazendo vulcões de bicarbonato de sódio com vinagre), ou simplesmente brincar fazendo bolachas e pães achatados.

 
Marina+a+marinar+%2828+of+46%29.jpg


Como é que sabes se estás no lugar certo?

  • Se estás cansada/o, de correr contra o relógio diariamente e a sonhar com melhores sistemas para a tua vida;

  • Se queres nutrir o teu corpo e o da tua família de forma mais intencional e consciente;

  • Se queres fazer melhores compras de comida, respeitando o teu orçamento familiar;

  • Se queres reduzir o desperdício alimentar;

  • Se compreendes que cozinhar pode ser uma forma de activismo.

    Então sim, estás no lugar certo.


Juntamo-nos na missão de levar comida caseira e nutritiva à tua mesa?

 

Participação na Praça da Alegria - RTP

 

Participação no programa Praça da Alegria a 23 de Agosto de 2022 com sugestões de como preservar e conservar vegetais através da salga seca e da salmoura. Vê o programa aqui.


Participação na Praça da Alegria - RTP

 

Participação no programa Praça da Alegria a 28 de Abril de 2022 com sugestões de como rentabilizar o orçamento de alimentação e uma sugestão de aproveitamento de sobras de arroz e carne. Espreita o programa aqui.


Participação no Diário de Aveiro

 

Artigo de 7 de Abril de 2022 que apresenta o projecto Marinar à comunidade Aveirense e anuncia um workshop “A arte de planear refeições”. Ler aqui a notícia completa.


 
 

Vamos criar uma amizade por correspondência?

Ninguém gosta de receber spam, por isso sempre que receberes notícias minhas pela newsletter, será sempre com conteúdo relevante. Recebe dicas sobre sazonalidade, planeamento de refeições, sustentabilidade, redução de desperdício e novidades Marinar.